Como fazer sua Leitura

A Amazonas Energia faz sua leitura por intermédio de um leiturista que usa um formulário específico ou um aparelho eletrônico chamado coletor de dados. No formulário ou no aparelho de coleta estão as suas informações cadastrais, dentre outras, endereço, número do medidor e últimas leituras.

O leiturista anota no formulário ou digita no coletor a leitura que consta no seu medidor. Essa leitura é comparada com as informações dos meses anteriores. Se a leitura digitada mostrar um valor muito alto ou muito baixo em comparação com os meses anteriores, o leiturista está orientado para verificar novamente a leitura do seu medidor.

Depois de coletar as leituras, o leiturista volta à concessionária, onde serão processadas as informações necessárias ao cálculo de sua próxima fatura de energia elétrica.

Depois da emissão da fatura, a Amazonas Energia a entregará no endereço que consta no seu cadastro.

Como é freqüente haver dúvidas quando você recebe sua conta e constata o consumo cobrado naquele período, disponibilizamos nos links abaixo, algumas informações para que você mesmo possa realizar a leitura do seu medidor, e dessa forma, fazer o controle e o acompanhamento mensal do seu consumo de energia elétrica.

Leitura de Medidor Digital

O medidor digital ou ciclométrico apresenta os algarismos em formato digital. Neste tipo de medidor os números que aparecem no visor já indicam o valor da leitura.

Como exemplo, considerando que o medidor da figura acima é o da sua residência e a leitura é de 63.500 kWh, calcule seu consumo parcial, subtraindo este valor do existente no campo “leitura atual” da fatura de energia anterior. Supondo que o valor encontrado neste campo tenha sido de 63.000 kWh, seu consumo parcial seria 63.500 kWh – 63.000 kWh, ou seja, 500 kWh.

Multiplique o valor do consumo parcial pelo valor contido no campo “constante” da sua fatura para chegar a quantidade de kWh gastos no período. Se o valor do campo “constante” for 2, o seu consumo seria de 500 kWh x 2, ou seja, 1.000 kWh.

Para que você possa ter um controle mais efetivo da quantidade de energia usada, este procedimento deve ser realizado mensalmente.

Leitura de Medidor Analógico

O tipo mais comum de medidor de energia elétrica é o analógico ou de ponteiros, que é composto por quatro relógios:

Comece a leitura pelo relógio à sua direita. Note que os ponteiros giram no sentido horário e anti-horário, sempre em sentido crescente.

Anote o último número ultrapassado pelo ponteiro em cada um dos quatro relógios. Quando o ponteiro estiver entre os dois números, considere sempre o de menor valor.

Como exemplo, considerando que o medidor da figura acima é o da sua residência e a leitura é de 8.493 kWh, calcule seu consumo parcial, subtraindo este valor do existente no campo “leitura atual” da fatura de energia anterior. Supondo que o valor encontrado neste campo tenha sido de 8.000 kWh, seu consumo parcial seria 8.493 kWh – 8.000 kWh, ou seja, 493 kWh.

Multiplique o valor do consumo parcial pelo valor contido no campo “constante” da sua fatura para chegar a quantidade de kWh gastos no período. Se o valor do campo “constante” for 2, o seu consumo seria de 493 kWh x 2, ou seja, 986 kWh.

Para que você possa ter um controle mais efetivo da quantidade de energia usada, este procedimento deve ser realizado mensalmente.