Prêmios
Selo Pró-Equidade de Gênero e Raça

O Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça é um dos principais programas da Secretaria de Políticas para as Mulheres, da Presidência da República, e o Selo é uma forma de reconhecimento do bom trabalho desenvolvido pelas organizações participantes. A Eletrobras Distribuição Amazonas recebeu o Selo pela 4ª vez em 5 edições do programa. Em 2015, a Companhia executou satisfatoriamente as ações que consistem no desenvolvimento de novas concepções na gestão de pessoas e cultura organizacional para alcançar a equidade de gênero e raça no ambiente empresarial, tendo sido auditada, de maneira muito positiva, por técnico da Secretaria de Política para as Mulheres. Trata-se de conquista importante, pois, somente recebe o Selo, a organização/empresa que cumprir com as etapas, os objetivos, as diretrizes, os princípios e as metas do programa, expressos qualitativamente e quantitativamente no Plano de Ação, aprovados pela Coordenação do Programa.

IMG-20151124-WA0010

 

 

 

Prêmio WEPs Brasil

Eletrobras Distribuição Amazonas foi uma das 49 finalistas das 148 empresas inscritas na 2ª edição do Prêmio WEPs Brasil, tendo recebido a premiação Menção Honrosa graças ao cumprimento do plano de ação do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça desenvolvido pela Distribuidora. A coordenadora do Comitê de Gênero desta empresa, Cinthia Freitas, representou a empresa nesse evento.

O Prêmio WEPs BRASIL 2016 – EMPRESAS EMPODERANDO MULHERES  tem como propósito incentivar e reconhecer os esforços das empresas que promovem a cultura da equidade de gênero e o empoderamento da mulher no Brasil.

A premiação é uma iniciativa da Itaipu Binacional e demais instituições parceiras, com a chancela da Organização das Nações Unidas e Pacto Global.

IMG-20160329-WA0027

 

 

 

Premio Nacional do Instituto Socioambiental Chico Mendes

A Eletrobras Distribuição Amazonas recebeu, em 2015, o Prêmio Socioambiental Chico Mendes. A entrega foi realizada no 2º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade no Clube Sírio em São Paulo. A premiação foi recebida por meio do Projeto Miniestação de Coleta, Tratamento e Reuso de Óleos Lubrificantes em Centrais Termelétricas do Interior do Amazonas, o qual foi analisado no âmbito do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental do Instituto Socioambiental Chico Mendes, e foi escolhido dentre diversos projetos de empresas de todo o país, tendo obtido avaliação “muito bom” ou “bom” em todos os indicadores. O projeto tem sido aplicado na Usina Termelétrica de Novo Airão, estando de acordo com a lei n° 12.305, de 02/08/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e envolveu o desenvolvimento de equipamento para o processo de reciclagem de óleo lubrificante no processo de geração de energia elétrica, considerando a máxima eficiência com o menor custo de produção. O prêmio representa o cuidado da distribuidora em preservar o meio ambiente por meio do desenvolvimento de pesquisas que reduzam o impacto no processo de geração de energia elétrica nos municípios.

 

“Selo Verde” do Instituto Socioambiental Chico Mendes

Em 2015 a Eletrobras Distribuição Amazonas recebeu, o “Selo Verde” e o Prêmio Socioambiental Chico Mendes, na categoria Ação Socioambiental Responsável. A entrega do premio foi realizada no 2º Fórum Empresarial Chico Mendes de Sustentabilidade no Clube Sírio em São Paulo.

A premiação foi recebida por meio do Projeto Miniestação de Coleta, Tratamento e Reuso de Óleos Lubrificantes em Centrais Termelétricas do Interior do Amazonas, o qual foi analisado no âmbito do Programa de Certificação pelo Compromisso com a Gestão Socioambiental do Instituto Socioambiental Chico Mendes, e foi escolhido dentre diversos projetos de empresas de todo o país, tendo obtido avaliação “muito bom” ou “bom” em todos os indicadores.

Este projeto tem sido aplicado na Usina Termelétrica de Novo Airão, estando de acordo com a lei n° 12.305, de 02/08/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos e envolveu o desenvolvimento de equipamento para o processo de reciclagem de óleo lubrificante no processo de geração de energia elétrica, considerando a máxima eficiência com o menor custo de produção.

Neste ano de 2016, a Eletrobras Distribuição Amazonas foi novamente selecionada para receber a premiação nacional “Selo Verde” do Instituto Socioambiental Chico Mendes, desta vez pela implementação do Projeto Piloto de Logística e Manufatura Reversa de Medidores de Energia Elétrica, também na categoria Ação Socioambiental Responsável.

O Projeto Piloto de Logística e Manufatura Reversa de Medidores de Energia Elétrica tem como objetivo o aproveitamento de cada componente dos medidores obsoletos substituídos da rede de distribuição de energia elétrica, mediante o processamento dos materiais por empresas de reciclagem de resíduos sólidos, detentoras de NBR ISO 14001, licença de operação para a cadeia de reciclagem e cadastro de atividades junto ao IBAMA.

A partir do projeto foram alienados 103 mil medidores de energia elétrica que foram desmontados e seus componentes separados por tipo de material (vidro, plástico, metal, cobre, alumínio e sucata ferrosa), sendo destinados novamente ao processo fabril de modo a reduzir os impactos ao meio ambiente. O projeto foi realizado em parceria com o Banco Mundial e outras empresas de distribuição da Eletrobras.

Como resultado, o projeto criou uma nova forma de alienação de bens inservíveis e promoveu o aprimoramento da forma de acondicionamento de bens inservíveis. Também foram realizados treinamentos com os colaboradores sobre o gerenciamento de resíduos sólidos, resultando na efetivação de procedimentos de gestão ambiental e na melhoria do clima organizacional. A reciclagem de 103 mil medidores de energia elétrica gerou 22.184kg de sucata de vidro, 41.091 de sucata de ferro, 33.268 de sucata de alumínio, 14.750 de sucata de cobre, 9.238 de sucata plástica e 6.322 de sucata de imã. Foi gerada uma receita líquida de R$ 109.061,00, a qual foi destinada para o investimento em projetos de responsabilidade social.

O recebimento do “Selo Verde” constitui-se um importante mecanismo de interferência positiva na disseminação da preservação ambiental, no respeito à vida e na justiça social. E representa o cuidado da distribuidora em preservar o meio ambiente por meio do desenvolvimento de pesquisas que reduzam o impacto no processo de geração de energia elétrica nos municípios.

Selo Verde ICMBio


Eletrobras Distribuição Amazonas