Consumo Consciente e Coleta Seletiva

Consiste no desenvolvimento de ações educativas direcionadas ao público interno e externo que objetivam o consumo consciente, contribuindo para as mudanças de hábitos e reduzindo os impactos ambientais e desgaste do meio ambiente. Além disso, é realizado o levantamento periódico de informações sobre o consumo de água, energia elétrica e papel por unidade da Companhia que são divulgadas aos colaboradores com dicas de redução do consumo. Entre as ações desenvolvidas podemos citar: a divulgação de datas importantes, como Dia Mundial do Meio Ambiente, Dia do Consumo Consciente, etc., atividades de conscientização do público interno e externo, palestras e exposições dos Projetos Ambientais; exposição da casa de eficiência energética, distribuição de cartilhas e informativos, realização interna da Blitz da Energia.

É notório que o consumo desenfreado é o principal causador da degradação do meio ambiente. E o desperdício é o agente determinante para a grande quantidade de lixo que assola os lixões da cidade. Com este projeto espera-se que os colaboradores tomem consciência do que consomem e do que descartam, e que percebam a necessidade de conservar os recursos naturais essenciais à vida. Por outro lado, enquanto empresa distribuidora de energia, é preciso ser modelo de uso eficiente da energia elétrica.

  

O consumo consciente foi criado com o intuito de potencializar o desempenho econômico por meio de uma conduta social e ambientalmente correta, por meio do fornecimento de informações sobre consumo consciente; utilizando medidas educativas para construir um novo conceito de cidadão consciente e não apenas consumidor, a fim de proteger os recursos naturais e trazer economia para a empresa.

Em 2013 foi institucionalizada a Declaração de Compromisso da Eletrobras sobre Mudanças Climáticas, por meio da Resolução da Diretoria Executiva nº 034/2013. Por meio da Resolução da Diretoria Executiva nº 072/2013, foram aprovadas metas de redução, no período de 2013-2015, de 10% do consumo próprio de energia elétrica, em relação a 2012. Foi aprovado o Plano de Ação com responsabilidade de diversas áreas da empresa, para o alcance das metas estipuladas. O resultado das ações adotadas para redução de consumo próprio de energia elétrica, em 2015, foi satisfatório, havendo uma redução na ordem de 4,5%, em relação ao mesmo período de 2014. Já as ações aplicadas para redução de consumo de água foram satisfatórias, pois houve uma redução de 15,5% no consumo próprio de água. Em valores a redução de gastos com consumo de água foi de R$ 13.282,74, conforme mostra a tabela abaixo. Essa sensibilização do consumo consciente nas unidades administrativas da empresa, na capital e interior, tem ajudado na melhoria do desempenho da política ambiental.

 

Discriminação

2015

2014

Variação (%)

15/14

Consumo de Energia – MWh

13.514

14.154

-4,5%

Consumo de Água – m³

16.048

18.985

-15,5%


Eletrobras Distribuição Amazonas