Novas equipes de combate ao furto de energia atuarão na capital e interior do Amazonas
17 de janeiro de 2019 Destaques,Notícias rodrigo.felix

Nesta quinta-feira-feira (17), a Eletrobras Distribuição Amazonas apresentou as novas equipes que atuarão na capital e interior do Amazonas no combate as perdas de energia. As equipes foram apresentadas na Delegacia Especializada no Combate ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS). A unidade policial funciona nas dependências do 22º Distrito Integrado de Polícia (DIP), localizada na rua Belém, s/n, Parque Amazonense, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro Sul de Manaus.

As equipes de combate ao furto de energia serão reforçadas gradativamente a cada mês e serão compostas por veículos com materiais para atuação e técnicos da Empresa.  A Distribuidora destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

 

Até o final deste mês serão 70 equipes atuando com o apoio da DECFS

De acordo com o Diretor Comercial Paulo Maciel, as novas equipes chegaram para intensificar as ações de inspeção e fiscalização no combate ao furto de energia, que prejudica a qualidade no fornecimento de energia. Até o final deste mês serão 70 equipes atuando com o apoio da DECFS. “Todos pagam a conta do furto de energia praticado em residências, comércios e indústria. A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) inclui nos cálculos da tarifa de energia as perdas por irregularidades. Os efeitos são danosos para todos nós consumidores, diversas ocorrências de interrupção de energia são provocadas por esta prática ilegal, principalmente em áreas de invasão, onde os moradores não tem documento de posse, fator este que impossibilita a regularização com medidores de energia dessas áreas, que ao todo somam 69 invasões mapeadas em Manaus e outras 50 no interior do estado. Estamos trabalhando conjuntamente com outros órgãos públicos para a regularizar o consumo de energia destas ocupações irregulares”, esclareceu.

Segundo o Diretor-Presidente Tarcísio Rosa, a qualidade no fornecimento de energia de determinada área muitas vezes é comprometida pela ação do furto, o que causa oscilações e interrupções de energia. “A rede elétrica é programada para atender a carga utilizada por determinada região. Com os furtos, essa carga de consumo da rede aumenta, fator este que compromete o fornecimento de energia para aqueles clientes que pagam a sua conta de energia em dia. Cerca de 43% da energia fornecida no Estado é perdida, sendo que 8% são perdas técnicas e 35% são furtos e fraudes, o que causa um prejuízo de 1,5 bilhão, recursos que poderiam ser reinvestidos na melhoria da qualidade e na expansão do sistema elétrico no Estado do Amazonas, além de não arrecadar também ICMS ao governo do Estado”, acrescentou.

 

As equipes de combate ao furto de energia serão reforçadas gradativamente a cada mês

A Eletrobras Distribuição Amazonas orienta que as denuncias de furto de energia podem ser realizadas por meio das centrais de atendimento da Empresa, pelo telefone 0800 701 3001, pelo aplicativo de celular “Eletrobras Distribuição Amazonas” disponível no Google Play e App Store, pelo canal de denúncias do site no link http://www.eletrobrasamazonas.com/cms/index.php/portal-do-cliente/fale-conosco/denuncia-de-fraude/ ou pelos telefones da DECFS 3622-7837 / 3622-7303.

Tags
Eletrobras Distribuição Amazonas