Diretoria Executiva da Eletrobras Distribuição Amazonas

 

Diretor Presidente: TARCÍSIO ESTAFANO ROSA
Início do mandato: 27/10/2017

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Qualidade e Produtividade. Funcionário do setor Elétrico desde 1989, foi gerente da Usina Termelétrica Jorge Lacerda e Gerente da Central de Manutenção de Termelétricas de todo parque Térmico da Eletrosul. Além de gerente responsável pela estruturação do Departamento de Operação e Manutenção da GERASUL (1999/2000), do ano de 2000 a 2008 foi o gerente e responsável pelo Departamento de Comercialização de Energia da Tractebel Energia e da Tractebel Energia Comercializadora. Em março de 2010 assumiu a Diretoria de Geração da Eletrobras Amazonas Energia, e a partir de 01 de novembro do mesmo ano, concomitantemente, o cargo de Diretor de Operação daquela empresa.

 

Diretora Comercial: ANDRESSA HEINRICH BARBOSA DE OLIVEIRA
Início do mandato: 30/07/2015

Com formação em Administração de Empresas pela Universidade Nilton Lins (2007) e com MBA em Controladoria e Finanças pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Iniciando sua carreira corporativa, ocupou cargo na Gerência de Relacionamentos, Gerência Administrativa e Financeira da empresa Horizon/Vivax S.A. De junho/2008 a maio/2009, exerceu o cargo de Assessora de Relações Internacionais na Secretaria de Estado de Planejamento e Desenvolvimento Econômico do Amazonas, a SEARI/SEPLAN-AM, onde representava o estado do Amazonas Nacional e Internacionalmente, além de dar apoio às demais Secretarias e Instituições estaduais em negociações internacionais e prospecções. Ainda na SEPLAN, exerceu o cargo de Secretária Executiva Adjunta de Planejamento, no período de setembro/2011 a setembro/2014. Em 2015, atuou como Superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/AM), onde foi responsável pela gestão estratégica, de negócios e articulação inter institucional. Desde julho/2015 integra a Diretoria Executiva da Amazonas Distribuidora de Energia S.A.

 

Diretor Financeiro: CELSO DE OLIVEIRA SANT’ANNA
Início do mandato: 02/01/2017

Celso de Oliveira Sant'Anna é Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes/RJ (1990), Pós-graduação em Finanças (2010) pela Fundação Getúlio Vargas, MBA Pleno Americano em Finanças (2011) e formado pela FIPECAFI (2013) em Extensão em Normas Internacionais de Contabilidade. Atuando em Furnas desde 1994, trabalhou na Superintendência de Planejamento, Análise e Controle Financeiro e na Superintendência de Estratégia e Sustentabilidade onde permaneceu até 2015. No ano seguinte, foi nomeado Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado da Companhia de Geração Térmica de Energia Elétrica – (CGTEE) - Empresa controlada pela Eletrobras, que tem foco na geração de energia elétrica térmica à carvão, situada do estado do Rio Grande do Sul). Desde janeiro/2017, integra a Diretoria Executiva da Amazonas Distribuidora de Energia S.A.

 

Diretor de Gestão: VALDENI BATISTA MILHOMENS
Início do mandato: 19/12/2016

Formado em Ciências Contábeis pela UNICEUB (1990), Pós-Graduado pela Universidade de Brasília – UNB. Participou de vários cursos nas áreas Contábeis, de Gestão de Pessoas, de Licitação e Contratos Administrativos e nas Diretrizes de Aquisições do Branco Mundial (BIRD). Desde 1982, na Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletrobras-Eletronorte), iniciou na Divisão Financeira do Escritório de Coordenação de Contratos das UHE’s de Tucuruí, Balbina e Samuel. De 1993 a 2001, esteve na Assessoria de Licitação e Contratação, onde também ocupou cargo de chefe-substituto. Exerceu por quase 12 anos a Chefia do Departamento de Licitação e Contratação da Amazonas Distribuidora de Energia S.A. Foi ainda Coordenador do Comitê de Reequilíbrio Econômico-Financeiro, no período de 2005 a 2013, além de ter participado do Grupo de Trabalho de Aquisição da Eletrobras Holding, no período de 2009 a 2013 e em 2015 ingressou como membro do GT Aquisições Internacionais. Em 2013, ingressou como Coordenador de Licitações do Projeto Energia +, onde permaneceu até novembro/2016. Desde dezembro/2016, integra a Diretoria Executiva da Amazonas Distribuidora de Energia S.A., e da Boa Vista Energia S/A.

 

Diretor de Geração Distribuída: JOSÉ FRANCISCO ALBUQUERQUE DA ROCHA
Início do mandato: 01/04/2015

Graduado em Engenharia Elétrica - IEP (SP) e Universidade Federal do Amazonas-UFAM (1981), Pós-Graduado em Tecnologias de Gás Natural-CTGÁS/SENAI e com MBA em Gerenciamento de Projetos-Metodologia do PMI pela Fundação Getúlio Vargas. Possui carreira com experiência de mais de 30 anos atuando no desenvolvimento de Gestão em O&M em Usinas de Geração de Energia em empresas como Eletronorte, onde foi Gerente de Divisão de Usinas, de setembro/1984 a janeiro/1999, e em multinacionais como El Paso Energy em que atuou como Gerente de Contrato e Projetos, onde era responsável dentre outras atividades, pelo gerenciamento de processos técnicos e administrativos do Contrato de O&M com as empresas Amazonas Distribuidora de Energia S.A e Wartsila USA/Brasil, onde exerceu o cargo na Gerência de Contrato de Operação e Manutenção. Procurador e Gerente de Contrato e Filial, entre os anos de 1999 a 2012. Também atuou como Engenheiro Sênior e Gerente de Fiscalização na empresa Arcadis Logos S.A., de 2013 a 2015. Vencedor de prêmios como o FIEAM de Qualidade do Amazonas na categoria Processo pela atuação na Empresa Wartisila USA em 2002, e obtenção de Diploma de 10 anos de lealdade profissional prestada a Eletronorte. Desde abril/2015, integra a Diretoria Executiva da Amazonas Energia S.A.

 

Diretor de Regulação e Projetos Especiais: CLÁUDIO RUBENS PINHO NILO
Início do mandato: 06/03/2017


Formado em Engenharia Civil pela UNIVAP - São José dos Campos, Pós-graduado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ e com MBA Executivo em Liderança e Gestão de Empresas Estatais. Iniciou sua carreira como engenheiro civil atuando em diversas empresas pelo Brasil, como a Nativa Construções Elétricas S/A, onde participou da construção da Subestação de Assis, no Estado de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Engenharia Civil da Planel – Planejamento e Construções Elétricas Ltda. em Campo Grande - MS, onde esteve a frente de varias obras, dentre elas a Construção da Subestação Provisória Campo Grande III. Exerceu o cargo de Secretário de Obras e Viação da Prefeitura Municipal de Itanhandu, em Minas Gerais, dentre os anos de 1984 a 1986. Atuou como Diretor Industrial na empresa Cerâmica Aurora S/A, em Santa Catarina e Diretor Geral da Agropecuária GSC Ltda., no estado de Minas Gerais. Na Companhia Brasileira de Trens Urbanos atuou como Superintendente de Estudos e Planejamento de Obras e como Assistente da Diretoria Técnica, no Rio de Janeiro. Na CEAL – Companhia Energética do Alagoas, dentre os anos de 2006 a 2010, ocupou vários cargos como Assistente da Diretoria Econômico-Financeira e de Relações com o Mercado. Na Centrais Elétricas Brasileiras S.A – Eletrobras em Brasília (DF), atuou de 2009 a março/2015 como Executivo de Finanças do Projeto Energia +, o qual foi o responsável pela criação do Manual de Operação, além de Coordenador Matricial dos financiamento ECF’s  das Empresas de Distribuição da Eletrobras. Na CELG Distribuição S.A, em 2015, exerceu o cargo de Diretor Financeiro e de Relações com o Mercado, em Goiânia – GO. Desde março/2017, integra a Diretoria Executiva da Amazonas Energia S.A., e das demais EDE.

Diretor de Operação, Planejamento e Expansão: MARCELO FADOUL DE SOUZA
Inicio do Mandato: 05/10/2017

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2004). Funcionário de carreira da empresa desde 2005. Iniciou como Técnico Operacional na Companhia Energética do Amazonas (CEAM), entre 2005 a 2009, onde foi responsável por atividades como a elaboração de projetos de obras de expansão de rede de Distribuição de Energia Elétrica e Gestão de Contrato de Execução de Obras de Engenharia em MT e BT e elaboração de Programa de Obras para o financiamento das obras do Programa Luz para Todos (PLpT). De 2010 a 2013, atuou na Gerência de Fiscalização de Rede, onde foi responsável pelo Gerenciamento dos Contratos, bem como a análise a viabilidade de projetos, dentre outras atividades. Em 2014, esteve na Gerência do Departamento de Universalização de Acesso à Energia. No ano seguinte, ocupou o cargo de Gerente de Planejamento e Engenharia de Projetos DPLP, cujas atividades incluíam estudos para projeção de novos alimentadores, a aprovação de projetos executivos apresentados pelas empreiteiras, acompanhar e controlar os projetos executados pelo PLpT. Dentre os anos de 2016 a 2017, atuou na Gerência de Obras do Interior e Fotovoltaico, onde esteve à frente na elaboração de vários Projetos de Referência com geração de energia com fontes renováveis, realização de parcerias com órgãos Estaduais e Municipais (Termos de Convênios), dentre outras atividades. Desde 05/10/2017 passou a integrar a Diretoria Executiva da Amazonas Distribuidora de Energia S.A., ocupando o cargo de Diretor de Operação, Planejamento e Expansão.

Conselho de Administração

 

Presidente do Conselho de Administração:  LUIZ HENRIQUE HAMANN
Início do mandato atual: 27/04/2017

Luiz Henrique Hamann é graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Católica de Ciências Humanas da Universidade de Brasília, possui MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral. Participou de vários cursos e seminários, com destaque: Curso para Gerentes Executivos – Amanda Key, Gerência de Projetos de Engenharia, Gestão Estratégica pela Qualidade Total II e Formação de Multiplicadores pela Qualidade Total, I Seminário Nacional sobre Custo de Capital do Setor de Energia Elétrica e Seminário “Superação das Etapas para a Privatização de Empresas do Setor Elétrico”. Desde 1981 é servidor da Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte), iniciando como Técnico do Departamento de Contabilidade. Foi Coordenador da Comissão de Serviços Contábeis e Financeiros do Grupo de Apoio Técnico às Concessionárias da Região Norte CSF/GAT-CRN (1983 a 1988). Exerceu o cargo de Diretor Econômico e Financeiro da Companhia Energética de Roraima – CER (1988 a 1989); Ocupou cargos na Gerência na Divisão Administrativa da Regional de Boa Vista e na Divisão de Coordenação de Projetos de Geração (1989 a 1995). Em 1996, atuou como Assistente da Presidência da Eletronorte, permanecendo até 2003 quando foi eleito Presidente da Previnorte – Fundação de Previdência Complementar, exercendo o cargo até o ano de 2005. Ocupou o cargo de Diretor Financeiro das empresas Manaus Energia S/A e Companhia Energética do Amazonas – CEAM (2005 a 2008). Foi Diretor Financeiro de FURNAS Energia (2008 a 2011), logo após, ocupou o cargo de Assistente do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras (2011 a 2013). Foi eleito Diretor-Presidente da Companhia Energética de Roraima – CER, exercendo o cargo de 2013 a 2015. Em fevereiro de 2015 ocupou cargo de Assistente do Diretor Financeiro e de Relações com Investidores da Eletrobras. Em 2016, foi eleito Diretor-Presidente da Eletrobras Distribuição Roraima, atualmente, exerce o cargo de Diretor de Distribuição da Eletrobras, integrando ainda, o Conselho de Administração da Amazonas Distribuidora de Energia como Presidente do Colegiado, onde exerce segundo mandato.

Conselheiro: Tarcísio Estefano Rosa
Início do mandato: 27/10/2017

Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina, com especialização em Qualidade e Produtividade. Funcionário do setor Elétrico desde 1989, foi gerente da Usina Termelétrica Jorge Lacerda e Gerente da Central de Manutenção de Termelétricas de todo parque Térmico da Eletrosul. Além de gerente responsável pela estruturação do Departamento de Operação e Manutenção da GERASUL (1999/2000), do ano de 2000 a 2008 foi o gerente e responsável pelo Departamento de Comercialização de Energia da Tractebel Energia e da Tractebel Energia Comercializadora. Em março de 2010 assumiu a Diretoria de Geração da Eletrobras Amazonas Energia, e a partir de 01 de novembro do mesmo ano, concomitantemente, o cargo de Diretor de Operação daquela empresa.

Conselheiro: Willamy Moreira Frota
Início do mandato atual: 27/04/2017

Willamy Moreira Frota é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília – UnB, Mestrado em Planejamento de Sistemas Energéticos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará – UFPA e Pós-Doutorado em Engenharia Elétrica pela UNICAMP. Desde 1982 é empregado da  Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), desempenhando atividades nas Áreas de Gestão, Planejamento, Construção, Comissionamento, Manutenção e Operação de Sistemas de Geração e Transmissão de Energia Elétrica. Atuou como Diretor Técnico da Manaus Energia e Companhia Energética do Amazonas (2000 a 2002); e de 2002 a 2008 exerceu o cargo de Diretor-Presidente. Exerceu cargos de Gerência na Eletronorte nos estados do Amazonas e Roraima (2008 a 2015); foi nomeado Chefe de Gabinete do Ministro do Estado de Minas e Energia (2015 a 2016). Integrou o Conselho de Administração das empresas Manaus Energia e Companhia Energética do Amazonas; de 2015 a 2016, integrou o Conselho de Administração das Centrais Elétricas Brasileiras S.A (Eletrobras) e Eletronorte; atualmente, exerce o cargo de Diretor de Operação da Eletronorte. Integra o Conselho de Administração da Amazonas Distribuidora de Energia S.A., onde está no seu segundo mandato.

Conselheiro: Robésio Maciel de Sena
Início do mandato atual: 21/06/2017

Robésio Maciel de Sena é graduado em Engenharia Elétrica pela PUC/MG, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina e possui especialização em Análise de Sistemas pela PUC/Brasília. Desde 2005 é empregado da Centrais Elétricas do Norte do Brasil (Eletronorte), cedido ao Ministério de Minas e Energia (MME), onde exerce a função de Secretário-Adjunto de Energia Elétrica desde 2010. No MME exerceu também o cargo de Diretor do Departamento de Monitoramento do Sistema Elétrico e Assessor Especial da Secretaria de Energia Elétrica. Na Eletronorte exerceu diversas funções como Técnico e Engenheiro, Gerente de Divisão e Departamento, Assistente de Diretor e Superintendente (1980 a 2015). Começou a vida profissional como Técnico de nível médio na CEMIG onde trabalhou de 1976 a 1980.  Fez parte do Conselho de Administração da CODEVASF de (2009 a 2014). Agraciado pelo Ministério da Defesa em 2008, com a Medalha Santos Dumont pelos trabalhos relacionados à trabalhos na área de energia elétrica nas instalações do controle de tráfego aéreo brasileiro. Desde 2015 integra o Conselho de Administração da Amazonas Distribuidora de Energia S.A.

Conselheiro: José Apolinário da Silva Brandão - Representante dos Empregados
Início do mandato atual: 27/04/2017

José Apolinário da Silva Brandão é graduado em Pedagogia e possui Pós-Graduação em Auditoria Contábil; é empregado da Amazonas Distribuidora de Energia desde 1974. Atuou na Gerência de Auditoria Interna (2001 a 2008). Ainda em 2008, ingressou com Gerente de Coordenação e Planejamento das Agências (PCA). Em 2009, atuou na Gerência do Departamento de Distribuição do Interior-Calha A (DOI-A). Foi ainda, Gerente do Departamento de Suporte às Agências (DOS), durante o ano de 2011. Atualmente exerce o cargo de Auditor Interno da empresa. Em 2017 foi eleito pelos empregados para representá-los no Conselho de Administração da Amazonas Distribuidora de Energia S.A.


Conselho Fiscal

 

Conselheiro: Cezar Antonio Bordin
Início do mandato atual: 27/04/2017

Cezar Antonio Bordin é graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Administração e Economia (FAE/UCP) em Curitiba. Pós-graduado em MBA - Controller pela Universidade de São Paulo - FIPECAFI-USP. Especialização em Administração Financeira pela PUC do Rio de Janeiro e pela USP em São Paulo. Atuou como Gerente de Departamento Contábil na ENERSUL (1980 a 1994). Exerceu os cargos de Gerente da Divisão de Custos, do Departamento de Contabilidade e Superintendente Contábil da COPEL (1995 a 2002); atuou na área de Consultoria Contábil, Fiscal e Tributária na Hidroelétrica Aimoré- MG (Consórcio Vale/Cemig) e Centrais Elétricas de Santa Catarina (CELESC), no período de 2005 a 2008. Desde 2008, atua como Gerente de Auditoria da Ferreira Auditores Independentes no setor elétrico, em parceria com a ANEEL. Possui experiência como membro do Conselho Fiscal nas empresas SERCOMTEL, TRADENER e COPEL, e foi nomeado pela ANEEL para atuar como conselheiro nas empresas concessionárias de energia elétrica do GRUPO REDE (08), (2012 a 2014). Em 2017 foi indicado para integrar o Conselho Fiscal da Amazonas Distribuidora de Energia S.A.

Conselheiro: Allan Lúcio Sathler
Início do mandato atual: 27/04/2017

Allan Lúcio Sathler é graduado em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Brasília e Ciências Navais pela Escola Naval no Rio de Janeiro. Mestrado em Políticas Públicas e Desenvolvimento pelo Instituto de Pesquisa Aplicada. Na Secretaria do Tesouro Nacional atuou na Gerência de Normas Contábeis (2007 a 2011); exerceu o cargo de Chefe do Núcleo de Sistematização Contábil (DAS 1) de 2011 a 2012. Atuou como Gerente de Elaboração de Demonstrações Contábeis (DAS 2), de 2012 a 2014, e atualmente exerce o cargo de Gerente de Informação da Coordenação-Geral de Desenvolvimento Institucional (FCPE 2) na Área de Desenvolvimento Institucional e Inovação da Secretaria do Tesouro Nacional. Em 2017 foi indicado para integrar o Conselho Fiscal da Amazonas Distribuidora de Energia S.A.

Conselheiro: Renê Sanda
Início do mandato atual: 21/06/2017

Renê Sanda é graduado e Mestrado em Estatística pela Universidade de São Paulo (USP), MBA Executivo em Finanças pelo IBMEC e com curso de Commercial and Investiment Program Professional Development Center, pelo Citibank – USA. Possui vasta experiência profissional no mercado financeiro. Durante os anos de 1999 a 2014, atuou nacional e internacionalmente em Gerências e Diretorias do Banco do Brasil, dentre elas a Divisão da Diretoria Internacional e de Finanças, Gerência Adjunta do Banco do Brasil em Nova York – EUA, na Diretoria de Gestão de Riscos e de Investimentos da Previ – Caixa de Previdências do Banco do Brasil. Integrou os Conselhos de Administração e Fiscal de várias organizações dentre os anos de 2000 a 2015, como a Fundição Tupy, Petroflex, CPFL Energia S.A. e Banco do Brasil Securities LLC. - NY (USA) e BB Securities Ltd. - London (UK). Ganhador de certificações de competências como o ICSS 2010 para Profissionais de Investimentos, pelo  Instituto de Certificação Institucional e dos Profissionais de Seguridade Social (ICSS), e CCI 2009 e 2010 Certificação para Conselheiro de Administração e Fiscal dado pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É também palestrante de temas relacionados a Investimentos, Governança e Gestão de Riscos. Em 2017 foi indicado para integrar o Conselho Fiscal da Amazonas Distribuidora de Energia S.A.

 

Atualizado em: 22/08/2017

 


Eletrobras Distribuição Amazonas