Energia segura!

A energia elétrica traz inúmeros benefícios e conforto. Isso você já sabe. Que é fundamental saber utilizá-la de forma segura, você também já sabe. Mas, independente do que você saiba, é sempre bom lembrar que negligenciar a segurança no trato com a eletricidade pode causar um efeito contrário, gerando prejuízos e sofrimento. Por isso, fique ligado!

 

Eletrodomésticos

Jamais mexa em eletrodomésticos com as mãos molhadas ou com os pés sobre superfícies úmidas. Quando ligados, não ponha neles utensílios metálicos como talheres, panelas ou travessas.

 

Na hora de limpar, não deixe de tirá-los da tomada e se por acaso ao ligar um dos seus aparelhos como geladeira e chuveiro elétrico você tomar um choque, pode ser que haja um problema com o aterramento da instalação. Chame um eletricista de confiança para investigar o caso.

 

Não ligue diversos aparelhos elétricos numa mesma tomada. Isto pode causar uma sobrecarga e danos para a instalação. Por isso reduza ao mínimo o uso de benjamins (os famosos "T"). Muitos aparelhos ligados numa mesma tomada superaquecem os fios, podendo levá-los a um curto-circuito. O mesmo vale para as chamadas extensões.

 

Lâmpadas

Desligue a chave geral para fazer a instalação das lâmpadas. Caso não seja possível, procure ficar atento para não tocar na parte metálica quando for instalá-las.

 

Olha os meninos!

As crianças são imprevisíveis. Por isso, redobre a vigilância quando se tratar de aparelhos elétricos. Quando menorzinhas, procure mantê-las sempre longe dos equipamentos, inclusive colocando isoladores nos polos das tomadas que estejam ao seu alcance. Caso sejam um pouquinho maiores, oriente que elas procurem a ajuda de um adulto quando precisarem usar um eletrodoméstico.

Um outro cuidado com as crianças, relacionado à energia elétrica, é ensiná-las sobre brincar de empinar pipa com segurança. Pra diversão ser completa, ela deve ocorrer em áreas abertas, longe da rede elétrica e os fios das pipas não devem ser metálicos nem conter cerol. Seja vigilante e não deixe que os meninos e as meninas tentem resgatar as pipas caso elas se enrosquem em alguma estrutura. Proíba também qualquer brincadeira que envolva atirar objetos contra os cabos elétricos.

 

Instalações

Não durma no ponto com as suas instalações elétricas. Quando malfeitas ou defeituosas, elas aumentam sua conta de energia e os riscos de curtos-circuitos e outros acidentes. Use isoladores para prender os fios, que sempre devem seguir um padrão. Procure fios de qualidade produzidos por marcas já consagradas no mercado.

 

Faltou energia só na sua casa?

Dê uma olhada no seu disjuntor. Ele pode estar desligado e sendo assim, você mesmo pode religá-lo. Agora se a energia ainda assim faltar, pode ser algum defeito nas instalações da sua residência. É hora de chamar o eletricista. Se mesmo assim o profissional não detectar nada de anormal, é hora de ligar para a Eletrobras Distribuição Piauí no 0800 086 0800 e pedir a visita dos nossos técnicos para descobrir a causa do problema.

 

A corrente fugiu!

Fuga de corrente elétrica é um dos perigos no uso da eletricidade. Geralmente acontece quando os fios das instalações foram mal dimensionados, estão desencapados ou mal isolados. Pra descobrir se há fuga de corrente na sua residência ou estabelecimento, basta desligar todos os aparelhos elétricos e observar o comportamento do medidor. Se ele continuar fazendo a medição, é porque há fuga de corrente. Mais uma vez é ao eletricista de confiança que você deve recorrer para sanar o problema.

 

Antenas de TV

Instalar ou consertar antenas de TV só longe da rede elétrica e com tempo aberto, com sol. Se a antena cair, não tente segurá-la ou recolocá-la. Procure o profissional qualificado. 

 

Construir com segurança não é difícil

Aquela importante construção ou a simples reforma exige lidar com vergalhões, barras de ferro, arames e outros materiais. Se manipulados próximos à rede elétrica, podem causar acidentes fatais. Preze pelo uso de equipamentos de segurança nas suas obras e procure por profissionais experientes e atentos aos riscos de se trabalhar próximo aos cabos elétricos.

 

Pega o gato!

Furtar energia é crime. Está na lei. Art. 155, Código Penal. Não há discussão. Quem faz ligações clandestinas, os chamados “gatos”, corre risco de vida, pois as instalações são irregulares e suscetíveis a acidentes, além de prejudicar a qualidade do fornecimento de energia elétrica, sobrecarregando o sistema. E nem precisaria dizer que também impede que a Eletrobras Distribuição Piauí arrecade o que distribui, comprometendo os investimentos no setor elétrico do Estado. Suspeitou de um “gato”? Denuncie! Não deixe ninguém bancar o “esperto”. No fim das contas, quem paga as contas é você!

 


 

 

 

 

 

 

 

 


Eletrobras Distribuição Amazonas