Eletrobras reforça qualidade na geração de energia em usinas termelétricas do interior
20 de março de 2018 Destaques,Notícias rodrigo.felix

A Eletrobras Distribuição Amazonas iniciou em maio de 2015 a instalação de 114 religadores nas subestações elevadoras das usinas termelétricas (UTE) do interior do Amazonas. Estes equipamentos isolam os alimentadores que apresentaram problemas do restante dos equipamentos da usina, que continua operando normalmente, evitando assim possíveis interrupções de energia elétrica aos consumidores. Os religadores evitam também a queima de grupos geradores, assim como a execução de manobras sem o comprometimento do sistema, proporcionando maior confiabilidade na rede elétrica e protegendo com maior eficiência a UTE.

As localidades beneficiadas até o momento foram Barreirinha, Vila Amazônia, Silves, Urucurituba, Alvarães, Juruá, Uarini, Barcelos, Novo Céu, Boa Vista do Ramos, Carauari e Ipixuna. As próximas localidades a serem beneficiadas no decorrer deste ano, serão Novo Aripuanã, Borba, Autazes, Tefé, Canutama, Tapauá, Beruri, São Paulo de Olivença, Amaturá, Santo Antônio do Içá, Jutaí, Eirunepé, Itamarati, Envira, Santa Isabel do Rio Negro, Pauini e Careiro Castanho.

Os religadores evitam também a queima de grupos geradores

 

Com os novos equipamentos, a Distribuidora irá reduzir o DEC (Duração Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – tempo que, em média, no período de observação, cada unidade consumidora ficou sem energia elétrica) e FEC (Frequência Equivalente de Interrupção por Unidade Consumidora – número de interrupções ocorridas, em média, no período de observação).

 

A contratação dos 114 religadores trifásicos foi viabilizada pelo Projeto Energia +, no valor de R$ 5.112.000,00, assegurados pelo Banco Mundial. Para receber os novos equipamentos foram realizados serviços de melhorias, manutenções, ampliações e reformas das subestações elevadoras, como a substituição de estruturas, barramentos e bases de concreto nas UTEs.

A contratação dos 114 religadores trifásicos foi viabilizada pelo Projeto Energia +, no valor de R$ 5.112.000,00

 

“Desde 2015 a Eletrobras tem trabalhado na instalação destes religadores, visando proporcionar mais confiabilidade no sistema elétrico dos municípios do interior do Amazonas, para assim, melhorar cada vez mais o fornecimento de energia elétrica aos nossos consumidores”, afirmou o diretor de Geração Distribuída da Eletrobras Distribuição Amazonas, José Rocha.

Tags
Eletrobras Distribuição Amazonas