Eletrobras realiza melhorias no sistema elétrico de Borba para festejos de Santo Antônio
4 de junho de 2018 Destaques,Notícias rodrigo.felix

A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou uma série de melhorias e manutenções na rede elétrica do município de Borba. Os serviços foram realizados para garantir a qualidade do fornecimento de energia para a festa de Santo Antonio de Borba, que acontece de 06 a 16 de junho.

religadores sendo instalados

Entre os serviços realizados então troca de postes, transformadores, cruzetas, substituição de cabos, troca de chaves e limpeza da faixa. Na geração de energia, foram substituídos dois geradores com capacidade de garantir 1800 KW. Também foram instalados dois religadores trifásicos na usina do município, equipamentos estes que protegem o sistema elétrico, evitando o desligamento total da usina em caso de curto circuito na rede de distribuição.

Segundo o diretor de Geração Distribuída José Rocha, durante a semana dos festejos de Santo Antonio de Borba, as equipes da distribuidora permanecerão de plantão, atendendo qualquer tipo de ocorrência. “Foram montados pontos estratégicos nas ruas Cônego Bento, Floriano Peixoto, Marechal Teodoro e Avenida Silvério Nerio, com veículos e equipes prontas para atuar com rapidez caso surja alguma ocorrência”, explicou.

As melhorias realizadas pela Distribuidora no sistema elétrico de Borba para os festejos da cidade somam um investimento de R$ 73.091,18.

 

Até fim do ano mais melhorias

foram substituídos dois geradores com capacidade de garantir 1800 KW

Desde o ano de 2015 dois grupos geradores foram instalados na UTE de Borba, máquinas estas que chegaram ao município por meio da contemplação de 159 grupos geradores, totalizando 124 MW, distribuídos em 91 localidades de 56 municípios do interior do Amazonas, com o investimento R$ 160 milhões.

Após este reforço na geração de energia, as melhorias foram sentidas pela população, desde então, não há ocorrência de racionamento na localidade.

Até o mês de dezembro novos grupos geradores serão instalados no município por meio dos produtores independentes de energia (PIES), somando 10.500 kW de geração de energia para atender os 40 mil habitantes de Borba, município que está incluído no Grupo B dos PIES, o qual contemplou 53 localidades das calhas do Médio Amazonas, Negro, Solimões, Purus, São Gabriel da Cachoeira, Autazes e Madeira totalizando 260.175 KW de potência com contratos com prazo de 15 anos. Além do impacto positivo na geração de energia, a implantação dos PIES promove o desenvolvimento, gerando empregos diretos e indiretos e arrecadação de impostos no interior do estado.

Tags
Eletrobras Distribuição Amazonas