ELETROBRAS REALIZA AÇÃO DE COMBATE ÀS PERDAS NO BAIRRO SANTA ETELVINA
23 de fevereiro de 2018 Destaques,Notícias Sylvana Esteves Brandao

 

A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou, na manhã da última segunda-feira (19), uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia em sete comércios varejistas. Dentre eles foram fiscalizados padarias, mercadinhos e loja de embalagens plásticas, a maioria  localizados na Av. 07 de Maio, no bairro Santa Etelvina, Zona Norte de Manaus. A operação ocorreu após a uma minuciosa investigação realizada pela Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS).

Na abordagem, constatou-se irregularidades que afetavam diretamente o registro de consumo desses estabelecimentos, os procedimentos adotados foram a abertura dos Termos de Ocorrência e Inspeção, o levantamento das cargas instaladas e, após a caracterização do furto de energia pela perícia e equipes de inspeção técnica, os responsáveis foram notificados pela autoridade policial afim de prestarem esclarecimentos pelo ato ilícito. Caso não fosse realizada a ação de fiscalização, no período de um ano, os prejuízos causados à Distribuidora e à sociedade poderiam chegar ao valor estimado em aproximadamente R$ 315 mil.

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Eletrobras Distribuição Amazonas