Eletrobras flagra supermercado com ligação clandestina e polícia prende responsável
20 de julho de 2018 Notícias rodrigo.felix

Supermercado furtava energia na Zona Oeste de Manaus

A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou, nesta quinta-feira (19), uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia. O estabelecimento flagrado foi um supermercado ligado à revelia da concessionária, localizado na Rua Canopus, bairro Lírio do Vale, Zoa Oeste de Manaus. A operação contou com o apoio da Policia Civil e perito do Instituto de Criminalística (IC).

Policia Civil prendeu o responsável pelo estabelecimento

No ato da inspeção foi constatado dois ramais trifásico clandestino na rede de baixa tensão da Distribuidora, que forneciam energia de forma irregular ao supermercado com equipamentos de refrigeração e padaria. O responsável pelos empreendimentos, que acumula débitos junto a Distribuidora em cerca de R$ 500 mil, religou os estabelecimentos de forma clandestina.

Equipamentos elétricos de grande porte para fabricar produtos de padaria

A ligação clandestina foi retirada de imediato e foram adotados os procedimentos de recuperação de energia. O responsável pelo estabelecimento foi preso pela autoridade policial pelo ato ilícito.

Cabos elétricos com grande risco de acidentes

A Distribuidora reitera que, conforme a resolução 414/2010 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a medição de energia elétrica da unidade consumidora deve estar acessível à Distribuidora para inspeções. 

 

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Eletrobras Distribuição Amazonas