Eletrobras flagra fábrica de resíduos plásticos e empresa de reciclagem com ligação clandestina
24 de maio de 2018 Destaques,Notícias rodrigo.felix

A Eletrobras Distribuição Amazonas realizou, nesta quinta-feira (24), uma ação de fiscalização visando combater e coibir a prática de furto de energia. Os estabelecimentos flagrados foram uma fábrica de resíduos plásticos, localizada na rua Coronel Conrado, bairro Petrópolis, Zona Sul e uma empresa de reciclagem localizada na Avenida Autaz Mirim, bairro Armando Mendes, Zona Leste de Manaus. A operação contou com o apoio da Delegacia Especializada no Combate Ao Furto de Energia, Água, Gás e Serviços de Telecomunicações (DECFS) e perícia do Instituto de Criminalística (IC).

Empresa de reciclagem

Os dois empreendimentos estavam auto religados, tiveram anteriormente o fornecimento de energia suspenso. No ato da inspeção foram constatadas ligações clandestinas por meio de um ramal trifásico na rede de baixa tensão da Distribuidora, sem nenhum tipo de medição nos dois estabelecimentos.

equipes retirando a ligação clandestina da fábrica de plásticos

A ligações clandestinas foram retiradas de imediato e foram adotados os procedimentos de recuperação de energia. Os responsáveis pelos estabelecimentos não foram encontrados nos locais, entretanto, a notificação foi entregue pela autoridade policial a funcionários dos responsáveis, para que o mesmo preste esclarecimento pelo ato ilícito. Os prejuízos causados à Distribuidora e à sociedade foram de R$ 128.843,35.

A Eletrobras destaca que o combate às perdas de energia só é possível com o envolvimento de toda a sociedade. O furto de energia e a fraude de medidores são tipificados como crime conforme o código penal brasileiro, artigos 155 e 171.

Tags
Eletrobras Distribuição Amazonas