DIA INTERNACIONAL DA TERRA
23 de abril de 2018 Destaques,Notícias rodrigo.felix

O Dia da Terra foi criado pelo senador americano Gaylord Nelson, ativista ambiental, em 22 de abril de 1970 nos Estados Unidos, sendo reconhecido pela ONU em 2009 que instituiu o referido dia como o Dia Internacional da Terra. O objetivo principal deste dia é conscientizar os habitantes do planeta Terra sobre a importância e a necessidade de se conservar os recursos naturais do planeta e seu manejo, à educação ambiental e à participação como cidadãos ambientalmente conscientes e responsáveis.

Surgido como um movimento universitário, o Dia da Terra converteu-se em um importante acontecimento educativo e informativo. Os grupos ecologistas o utilizam como ocasião para avaliar os problemas do meio ambiente do planeta: a contaminação do ar, da água e dos solos, a destruição de ecossistemas, centenas de milhares de plantas e espécies animais dizimadas e o esgotamento de recursos não renováveis.

Este ano, para celebrar o Dia Internacional da Terra, a Eletrobras Distribuição Amazonas por meio do Programa de Educação Ambiental Portas Abertas promoveu palestra com a temática “Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica: Principais fontes de geração Elétrica no Brasil”. Diversos temas foram abordados tais como o histórico da chegada da energia elétrica em Manaus, a Manaus da Belle Époque, breve histórico da Eletrobras Distribuição Amazonas, a hidrelétrica de Balbina e dicas de Consumo Consciente.

Enfatizou-se sobre os benefícios da Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica

A palestra foi realizada no Teatro Manauara no dia 18 de abril, a convite dos gestores das Escolas IDAAM e contou com a participação de 500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e 16 profissionais de educação pertencentes ao quadro de funcionários da instituição.

Enfatizou-se sobre os benefícios da Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e também sobre os impactos desses segmentos no meio ambiente e na sociedade quando, durante sua instalação ou operação, não são cumpridas as condicionantes impostas pelos órgãos reguladores. Destacou-se também os impactos sobre o consumo não racional de energia e as implicações que isso traz, como uma necessidade de aumentar a capacidade de geração, transmissão e distribuição o que encarece as tarifas de energia, os problemas com as variações de energia na rede de distribuição pelo aumento do consumo o que pode causar pequenas interrupções de energia ou até mesmo o desligamento na rede elétrica, entre outros. Ao final das atividades foi realizado um jogo de perguntas e respostas com os alunos com onde foi abordado todo a temática da palestra.

Em sua política Ambiental, Eletrobras define que as empresas do grupo devem promover ações de sensibilização ambiental nas áreas de influência dos empreendimentos. E essa foi mais uma ação da Eletrobras Distribuição Amazonas por meio de sua Assessoria de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental.

Tags
Eletrobras Distribuição Amazonas