Coari receberá primeira turbina a vapor da usina termelétrica a gás
17 de abril de 2018 Destaques,Notícias rodrigo.felix

No dia 15 de maio de 2018 será entregue em Coari, pela Siemens, a primeira turbina a vapor destinada ao projeto de construção da usina termelétrica (UTE) em ciclo combinado no município. Totalmente automatizada e com o uso de recursos de digitalização, automação e eletrificação, a futura usina contará com o melhor da tecnologia e beneficiará cerca de 80 mil habitantes do município amazonense.

A turbina foi construída em aproximadamente 210 dias, saiu na última sexta-feira (13) de Jundiaí e fará um percurso de 4.000 quilômetros de estrada e fluvial até chegar na usina. A UTE pronta fornecerá 40 MW em ciclo combinado para atender os habitantes do município, com geração e fornecimento de energia confiável de qualidade. Dessa forma, desenvolve-se a economia local, possibilitando a geração de empregos e melhoria da qualidade de vida da população.

O contrato, cujo o valor é de R$ 470.779.910,00, foi firmado no ano passado entre o Consórcio Energia do Amazonas – formado pela Guascor do Brasil Ltda. e a Dresser-Rand do Brasil Ltda, pertencentes ao Grupo Siemens, e a Eletrobras Distribuição Amazonas. O consórcio é um Produtor Independente de Energia  (PIE), que venceu o processo licitatório realizado por meio do leilão nº 02/2016, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 2ª etapa (Grupo A/Lote 1). A usina tem prazo de execução de 12 meses. As obras já foram iniciadas em dezembro de 2017.

A Eletrobras Distribuição Amazonas reitera o seu compromisso com a população do Estado do Amazonas em oferecer energia segura e de qualidade, contribuindo para o bem estar de seus clientes e o desenvolvimento econômico da região.

Tags
Eletrobras Distribuição Amazonas