Carnaval chegou e a Eletrobras orienta como cair na folia sem risco de choque elétrico
31 de janeiro de 2018 Destaques,Notícias rodrigo.felix

A época da folia de Momo chegou, e com tantos blocos e desfiles espalhados pelo Amazonas em ruas, praças e centro de eventos é preciso seguir algumas dicas de segurança. A decoração com enfeites e iluminação de barracas, palcos e palanques é um fator essencial para que a folia do carnaval aconteça, entretanto, é preciso estar atento quanto aos cuidados relacionados à rede de energia elétrica, já que algumas vezes, muitos enfeites com luzes e cores são pendurados na rede de distribuição de energia sem nenhuma segurança. Esses e outros perigos como fiação pelo chão, trios elétricos, carros alegóricos, entre outros, podem causar acidentes fatais.

Segundo dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o contato com a rede aérea matou 181 pessoas em 2017, portanto, é preciso muito cuidado ao cair na folia sem nem que nenhum tipo de choque elétrico aconteça.

Nos últimos anos, o Amazonas não registrou acidentes de choque elétrico no carnaval, mas é preciso estar atento para que esses dados no estado permaneçam na estaca zero.

Para realizar ligações de energia elétrica em blocos de carnaval, é necessário entrar em contato com a Eletrobras Distribuição Amazonas por meio da central de atendimento 0800 701 3001, que irá analisar a melhor forma de realizar as ligações provisórias, tudo com muita segurança. Em relação aos trios elétricos e carros alegóricos deve-se evitar o tráfego muito próximo à rede elétrica. Antes do evento é importante planejar todo o percurso, observando a existência e a altura da rede elétrica. Nunca se deve empurrar a rede elétrica com qualquer tipo de objeto, isso pode causar um acidente fatal.

A Distribuidora orienta que enfeites devem ser confeccionados, de preferência, em plástico, e presas em barbante. Fitas metalizadas, papel alumínio ou laminado, arames ou fios de cobre, devem ser evitados, porque estes materiais são condutores de eletricidade. Os enfeites não podem ser amarrados na fiação dos postes, e devem permanecer a uma distância de 1 m abaixo da rede elétrica. Barracas, palcos e palanques devem ser montados com a distância mínima de 1,5 m abaixo da rede aérea.

Lembre-se que além de organizar e participar dos festejos carnavalescos, a segurança sempre deve estar em primeiro lugar. Seguindo as orientações da Eletrobras Distribuição Amazonas, sua festa será só alegria e diversão.

Tags
Eletrobras Distribuição Amazonas