Fuga de Energia

Uma causa muito freqüente do aumento da conta de luz é a fuga de energia, que de maneira idêntica ao vazamento de água (cano furado, goteira etc.), é registrada pelo medidor, significando que você está pagando por uma energia que não foi utilizada.

As principais causas da fuga de energia são: emenda de fio mal feita, fio desencapado, mal dimensionado, ou com isolação desgastada pelo tempo, podendo também ser provocada por eletrodomésticos defeituosos. Veja como localizar esses defeitos clicando nos links abaixo:

Na Instalação Elétrica

Desligue todos os aparelhos das tomadas e apague as luzes;

Verifique se o disco do medidor continua girando. Caso continue, existe fuga de energia;

Desligue a chave geral que fica ao lado do medidor;

Se o disco do medidor parar de girar, o defeito é na instalação elétrica. Consulte um eletricista da sua confiança;

Se o disco do medidor continuar girando, o defeito poderá ser do próprio medidor. Procure uma agência da Eletrobras Amazonas Energia ou ligue para 0800 701 3001 (Ligação gratuita com atendimento 24 horas) e solicite o serviço de aferição do medidor.

Nos Eletrodomésticos

Com a chave geral ligada, mantenha todos os aparelhos desligados das tomadas e as luzes apagadas. Outros equipamentos automáticos, como o rádio-relógio, também devem ser desligados da tomada;

Ligue um aparelho por vez na tomada, com exceção da geladeira, sem fazê-los funcionar;

Se o disco do medidor começar a girar, está comprovado que o eletrodoméstico ou a tomada apresenta algum defeito;

Ligue outro eletrodoméstico na mesma tomada e verifique se o disco do medidor continua a girar. Caso continue girando, o defeito está na tomada.

Conheça o Procel
procel